BCE Espera Aumento no Preço da Habitação, mas com um Ritmo Moderado

BCE Espera Aumento no Preço da Habitação, mas com um Ritmo Moderado

BCE Espera Aumento no Preço da Habitação, mas com um Ritmo Moderado 150 150 HipoGes

As perspetivas de crescimento da zona euro, bem como a melhoria das condições do mercado de trabalho e o impacto positivo da política monetária, são os motivos que impulsionam a procura por este segmento de mercado.

Desta forma, a recuperação imobiliária na zona do euro continua. Mesmo assim, as autoridades de supervisão afirmam que a taxa de aumento dos preços será mais moderada.

«Espera-se que a recuperação do mercado imobiliário continue, mas com um ritmo mais moderado», diz a instituição num artigo da sua comunicação económica que mostra que a moderação do mercado residencial e a esperada desaceleração do crescimento económico se irão desenvolver de maneira semelhante.

BCE Banco Central Europeu preço habitação

Embora com diferentes evoluções quanto ao aumento de preços e ao aumento de investimento residencial, a recuperação do mercado imobiliário entra no seu quarto ano com um caráter generalizado para a maioria dos países da zona euro.

Fase Avançada

O Banco Central Europeu salienta que a atual recuperação do mercado imobiliário está numa fase «relativamente avançada» quando comparada com a média deste, particularmente se falarmos da Alemanha e dos Países Baixos, locais onde o ciclo de investimento residencial atingiu a sua maturidade. França e Itália estão em fase preliminar e, em menor grau, está Espanha.

Se olharmos para o ciclo de preços de habitação, este também está em estado avançado na Alemanha, e relativamente precoce no resto das principais economias da zona euro.

A atual recuperação do mercado imobiliário é «mais forte» do que a média de ocasiões anteriores no caso do investimento residencial, de acordo com o BCE, embora não ocorra da mesma forma no caso do aumento de preços, que aumentaram muito menos do que a média registada em expansões anteriores.

“No geral, a situação do mercado imobiliário é relativamente madura, mas não se caracteriza, até agora, por uma desproporção na atividade de investimento ou na dinâmica de preços», acrescenta.